“Posicionamento não é algo que se faz com o produto. Posicionamento é o que se faz com a mente de seu potencial consumidor.”, Al Ries

Neste post eu quero deixar algumas perguntas para te ajudar a definir o seu posicionamento, te ajudar a descobrir, ou refinar, o conteúdo que você deverá levar para o seu site, pensando no seu público.

Muita gente não define o público, não define um posicionamento, e acaba criando um conteúdo para todo mundo. E conteúdo criado para todo mundo acaba não sendo ótimo para ninguém.

Seja conhecido por algo, seja único em alguma coisa. Pense e escreva, cada uma das respostas abaixo:

● Que problema você resolve?

Qual é o problema de um grupo de pessoas que você consegue resolver?

De quem você resolve o problema?

Quais são as pessoas que podem ser beneficiadas com a solução que você tem. Lembre-se, não tente atender todo mundo, feche, busque um nicho, e se puder, até um sub-nicho, nicho do nicho. Seja conhecido por algo específico.

Isso não quer dizer que você não vai atender outras pessoas, vai, porém quando pensar no seu marketing, você deve criar mensagens específicas para o seu público. E nada impede que você tenha mais de um público, mas o que sugiro é que, neste caso, você crie comunicações específicas para cada um dos públicos que tiver.

O que faz você ser único?

Lembre-se, o que faz alguém ganhar mais é a sua sua raridade, não a sua importância.

Pelo que você quer ser lembrado?

Antes de definir as suas metas, pense nisso, pelo que você quer ser lembrado no final deste ano, pelo que você quer ser lembrado no final da sua vida? Certamente isso vai te ajudar a definir um caminho.

Quem você precisa ser para ter o que deseja ter?

Quais comportamentos e características tem a pessoa que alcança o que você quer alcançar? Que comportamentos tem a pessoa que merece ter o que você quer? QUEM você precisa SER a partir de agora?
Lembre-se que primeiro você precisa SER, para então FAZER o que vai te permitir TER.

O que você quer que as pessoas pensem em relação a você?

O que você quer que as pessoas pensem em relação a você antes de te contratar?

E durante a prestação do seu serviço ou o uso do seu produto?

O que quer que pensem em relação a você após passar pela sua solução que você propõe?

Quem você não quer atender? Com quem você não quer falar?

Trabalhe para atrair o público que você quer e para afastar o que não quer. Você não precisa atrair todo mundo, só precisa, e deve, atrair as pessoas que realmente estão dentro do seu público alvo. Defina bem o que faz, para quem faz, e trabalhe para criar conteúdos que chamem a atenção desse público.

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Um grande abraço,

Alessandro Gonçalves.

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