Para aparecer na frente no Google, você deve ter atenção a algo que se chama SEO.

Esse é um assunto que ainda vou falar nas aulas, no Facebook e no blog, explicar bem o que é e como você pode aparecer na frente no Google, mas quero adiantar algumas dicas agora por aqui.

SEO quer dizer Search Engine Optimization, a otimização para os mecanismos de buscas, enfim, é um trabalho estratégico para conseguir boas colocações no Google.

Primeiro me deixa te alertar de uma coisa: mais importante do que aparecer na frente, é vender, gerar negócios.

Para isso é ótimo que você esteja nas primeiras colocações, mas não fique só buscando estar no primeiro lugar, nem sempre isso vale a pena. Às vezes um site um pouco abaixo vende mais. Queira fazer o necessário para vender mais.

É obrigatório que você se preocupe com isso? Obrigatório não é. Mas se fizer pelo menos algumas das coisas que falo por aqui, vai aumentar as chances dos seus clientes te encontrar.

Se você não é aluno do curso Site Milionário, não se preocupe, basta continuar lendo que deixarei várias dicas nos próximos parágrafos. Se já é aluno, saiba que já comecei o curso fazendo com que você já fique preparado para ser encontrado mais facilmente no Google. Você já tem uma boa estrutura, que é o próprio WordPress, e tem alguns plugins essenciais para isso, se seguiu os passos das aulas (se não seguiu, instale pelo menos um chamado Yoast SEO, e se não sabe o que é isso, te explico com detalhes na área de aulas ou no nosso grupo fechado do Facebook).

 

Coisas que você pode fazer na prática para aparecer na frente no Google:

Uma coisa bem importante, que oriento no vídeo das configurações do WordPress, está relacionado aos ‘links permanentes’, (Configurações, Links Permanentes, Nome do Post. Sempre deixe nessa opção).

Esse assunto é longo, e vou falar agora sobre alguns pontos, colocando mais coisas por aqui ao longo do tempo, além dos vídeos que irão para o portal do curso.

Tenha em mente que você não ficará na frente nas buscas do Google para todas as palavras que estão no seu site. Você vai se posicionar bem com alguns termos.

Um deles, muito fácil de se posicionar, é o seu próprio nome, o nome da sua empresa, mas isso não é suficiente. Você deve querer ser encontrado por pessoas que não te conhecem, e não apenas por aquelas que já sabem quem você é ou o que faz.

Assim, você vai escolher algumas palavras-chave, alguns termos na verdade, para se posicionar. Eu, por exemplo, poderia escolher “Como criar um site”, mas já te adianto que isso não seria inteligente, porque é um termo muito comum, e certamente algumas pessoas e empresas já têm um posicionamento muito forte com ele. Então, eu devo escolher algo mais ‘fechado’, coisas como “como criar um site de coach gastando pouco”, “como criar um site profissional para minha empresa”.

Aí você pega esse termo, a palavra-chave escolhida, e pode criar um artigo no blog explorando bastante ele, e tem grande chance de ir subindo até chegar nas primeiras colocações do Google.

Vamos falar ainda sobre algumas ferramentas para te ajudar a fazer isso, mas uma primeira dica é o próprio Google, com o Google Sugestion. Comece a procurar algo lá e olhe as palavras que vão aparecendo automaticamente…

Digitando neste momento no Google: “instalar painel”, e já aparece “de tv”, “solar”, “de tv na parede”… aí escolho, “solar” e dou um espaço e aparece “no telhado”, “em apartamento”, “fotovoltaico”, “preço”, “residencial”…

Só fazendo isso, você já pode começar a ver o que as pessoas andam procurando, saindo do óbvio, ou seja, da frase curta em que a concorrência é muito grande. Experimente fazer isso começando com uma frase relacionada ao seu negócio.

Então, num post de blog, você vai pegar o termo, a palavra-chave que escolheu, e colocar no título do blog, dentro da descrição, se possível na URL, talvez até numa imagem dentro do blog… ainda vou mostrar como fazer isso na prática, mas já fica a ideia.

Só não deixe esse termo, sua palavra-chave, muito grande… é difícil competir com textos muito pequenos, mas um muito grande acaba tendo mais dificuldade para ‘rankear’ bem no Google.

Dicas para melhorar:

O Google gosta de imagens e vídeos (principalmente do Youtube) dentro do post do blog.

Ter um link apontando para um site de grande relevância, pode ajudar.
Posso fazer isso aqui agora, neste parágrafo: Se você quiser saber mais sobre SEO, veja o que está no Wikipedia.

Tenha links de uma página para outra, dentro do seu próprio site. Um post do blog pode ir apontando para outro.
Aqui mesmo, eu tenho outro post falando sobre “o que um site precisa ter para vender”.

Ao longo do tempo, dê um jeito de ter outros sites apontando para o seu. Quanto mais importante (relevante para o Google), for o outro site, melhor para você. É a parte mais difícil, pois depende de outros.

Compartilhamentos do seu conteúdo em redes sociais também ajudam. Para quem tem o site pelo curso, eu coloquei um plugin bom para isso, chamado Monarch, e também vou mostrar com detalhes como ele funciona e como você coloca em cada página, para que a pessoa possa clicar nos ícones do Facebook, Twitter, Instagram, etc, e compartilhar o que fez. Isso vai te ajudar.

Bom, alguns pontos para terminar:
-Deixe URL’s amigáveis (o endereço da página);
-Quando der, coloque imagens e vídeos no post;
-Links externos para outros sites de autoridade ajudam;
-Use suas palavras-chave como no começo de um post do blog, marcando como Cabeçalho 1 ou 2 (h1, h2), ajuda (os sub-títulos dentro do seu blog);
-Deixe a página rápida para carregar (cuidado com o tamanho das fotos)
-Para posts, o Google gosta de conteúdo longo (alguns dizem que é recomendável escrever mais de 1000 palavras. Nem sempre faço isso, mas quando puder, faça. Este tem umas 1050 palavras. O WordPress mostra embaixo, na esquerda, enquanto você vai digitando);
-Coloque palavras relacionadas ao assunto ao longo do texto;
-Compartilhamentos em redes sociais, do seu conteúdo, ajudam.

Para quem está só começando no curso, esse é um conteúdo um pouco mais avançado, que ainda nem gravei, mas quem quiser já ir cuidando para ficar mais bem posicionado no Google, já pode tirar alguma dica daqui.

Até mais!

Share This